[Fechar X]

Prefeitura Municipal de Parelhas/Secretária do Turismo da Cultura e do Esporte - Endereço: Av. Mauro Medeiros, nº 98 - Centro - Horário de Atendimento: 07h00min às 13h00min de Segunda-Feira à Sexta-Feira - Telefone para Contato: Prefeitura Municipal de Parelhas: (84) 3471-2347/3471-2540/Ramal 227 - Agente de Desenvolvimento: Celular: (84) 99965-1640

sexta-feira, 1 de março de 2013

Encontro reúne prefeitos para fomentar a Lei Geral


O objetivo do evento, realizado simultaneamente em todo o país, é integrar ações na implementação da Lei Geral e promover o desenvolvimento sustentável e a economia local.

A criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa representou um marco para o fortalecimento dos negócios de pequeno porte no País. Apesar de grande parte dos municípios brasileiros já estar com essa legislação em vigor, ainda é preciso avançar para tirar do papel os benefícios previstos pela lei. Para integrar as ações em favor da implementação da legislação, o Sebrae e os Tribunais de Conta dos Estados (TCE) realizam no próximo dia 13 de março um encontro com os gestores públicos. O intuito é reunir prefeitos de todos os municípios para debater formas de fomentar a economia local e desenvolvimento sustentável, através do tratamento diferenciado aos pequenos negócios.

No Rio Grande do Norte, o evento, denominado “Os Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local’, será realizado a partir das 14h, no Olimpo Recepções, em Candelária. Todos os chefes do executivo dos 167 municípios potiguares estão sendo convidados a participar do encontro. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do TCE de cada estado, no caso do Rio Grande do Norte, através endereço www.tce.rn.gov.br/. Mais informações pelo 0800 570 0800.

Durante o encontro, será assinado um termo de adesão ao Projeto Prosperar, que será celebrado entre prefeituras, o Sebrae no Rio Grande do Norte e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). O objetivo do projeto é reunir esforços e o acompanhamento das ações para a aplicação da lei e a contratação de pequenas empresas nas aquisições de bens e serviços por parte da administração municipal.

De acordo com o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Hélmani de Souza Rocha, além desse encontro, o Sebrae continuará realizando eventos no sentido de viabilizar a concretização da implementação da Lei Geral. Serão feitos processos de monitoramento e acompanhamento dessa implementação, com a disponibilização de consultores, que prestarão orientações relacionadas aos eixos Compras Governamentais, Desburocratização e Simplificação, Agentes de Desenvolvimento e Formalização de Empreendedores Individuais.

Cobertura
Gilmar Félix
Hélmani Rocha: maior garantia de tratamento diferenciado e simplificado para MPE
No Estado, 93% das cidades já estão com a Lei Geral regulamentada. São 155 municípios potiguares já têm aprovada a legislação, que favorece os pequenos negócios. Na avaliação de Hélmani Rocha, o avanço na regulamentação da Lei Geral da MPE pelos municípios do Rio Grande do Norte possibilita que as empresas de pequeno porte e os empreendedores individuais possam ter, pelo menos em termos legais, uma maior garantia de  tratamento diferenciado e simplificado, como prevê a lei.

“Essa é uma forma de se criar um ambiente favorável ao desenvolvimento, fortalecimento e sustentabilidade dos pequenos negócios em nível local e regional. Por outro lado, a regulamentação também cria maiores facilidades para se monitorar a implementação de uma importante política pública que produzirá reflexos positivos no desenvolvimento local e nas questões relacionadas à geração de emprego e renda”, explica o gerente.

Municípios pendentes

Os municípios que ainda estão pendentes de regularização da lei são Alexandria, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Coronel João Pessoa, Encanto, Doutor Severiano, Jardim de Piranhas, Sítio Novo, Passagem, Várzea e Jundiá e Lajes Pintadas.

De acordo com o executivo, essas cidades estão entre as prioridades de atuação ao longo do ano. As estratégias contemplam contatos e sensibilização dos prefeitos eleitos para a necessidade de regulamentação de uma Lei Complementar federal no que é de pertinência aos municípios. “Vamos disponibilizar minutas atualizadas como proposição para implantação nesses municípios e apoio, através de ações de orientação e consultoria jurídica, se for o caso”, diz Hélmani Rocha.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7910 | 3616-7911

Nenhum comentário:

Postar um comentário