[Fechar X]

Prefeitura Municipal de Parelhas/Secretária do Turismo da Cultura e do Esporte - Endereço: Av. Mauro Medeiros, nº 98 - Centro - Horário de Atendimento: 07h00min às 13h00min de Segunda-Feira à Sexta-Feira - Telefone para Contato: Prefeitura Municipal de Parelhas: (84) 3471-2347/3471-2540/Ramal 227 - Agente de Desenvolvimento: Celular: (84) 99965-1640

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Você sabe qual é o melhor horário para postar no Facebook? Um experimento parece ter a resposta

Alguma vez você já se perguntou como conseguir mais envolvimento com as suas mensagens nas mídias sociais, ou se existe algum momento ou horário, ou dia especial em que as pessoas estão mais propensas a ficarem online?
Acho que todos nós tivemos ou temos essa dúvida até hoje. Mas Baraa Hamodi tem construído uma solução para esse problema.
Ele é um engenheiro de sistemas no Optimizely, uma empresa que ajudou milhares de outras empresa a otimizarem as experiências do usuário em todas as plataformas web.
Mas, uma área onde eles não mantiveram o foco da otimização foi nas mídias sociais.
As mídias sociais são uns dos mais importantes canais de comunicação na sociedade de hoje e muitas vezes é muito difícil fazer as coisas direito.
À luz disso, Baraa deicidiu passar algum tempo pensando em como responder a pergunta: qual é a melhor hora do dia para postar no Facebook e atingir a maior audiência possível?
Com isso em mente, ele escreveu um roteiro e embarcou em um experimento. O seu script extraiu o número de amigos do Facebook que estão online a cada 15 minutos e preenche uma planilha.
O objetivo do trabalho foi descobrir se existe um padrão de dia e hora onde a maioria dos seus amigos estão online para que pudéssemos aprender o melhor momento de postar.
Agora, só porque muitos dos nossos amigos estão online, não significa que teremos engajamento em nossos posts.
Mas um fato verdadeiro é que quanto mais pessoas estão online, mais expectadores em potencial nós temos. Isso nos dá uma ideia preliminar do momento ideal de enviar as mensagens.
A experiência de Baraa durou 2 semanas, (de 08 a 22 de junho) e a sua hipótese era que as noites de sábado teriam uma maior quantidade de trago e seriam o melhor momento para postar.
Mas os dados mostraram o contrário.

As advertências

Antes de chegarmos aos resultados, vamos compartilhar alguns fatos sobre o experimento.
Todos os dados coletados foram especificamente sobre o perfil de Baraa, seu fuso horário, e o seu grupo de amigos. Os dados de cada pessoa podem ser muito diferentes.
É por isso que o script de Baraa está disponível no GitHub, e qualquer pessoa pode fazer o experimento.
Sabendo que o número e a atividade de seus amigos podem mudar de semana para semana, essa experiência durou 2 semana para não ser impactada com as variações de cada semana.
Para obter resultados estatisticamente significativos, você teria que executar esse experimento pelo menos alguns meses para conseguir captartodas as mudanças sazonais.
No entanto, 2 semanas ainda é um diagnóstico valioso.

Os resultados

Em primeiro lugar, Barra criou um gráfico que exibe o número de amigos online de cada semana separadamente, de segunda a domingo, projetado para destacar quaisquer discrepância entre as semanas.
Comparação de amigos online dia-a-dia.
Comparação de amigos online dia-a-dia.
A boa notícia é que os dados permaneceram consistentes durante o experimento da semana 1 e da semana 2.
Os próximos 2 gráficos quebram as semanas em dias individuais.

Os resultados da primeira semana:

Comparação de resultados dia-a-dia na primeira semana.
Comparação de resultados dia-a-dia na primeira semana.

Os resultados da segunda semana:

Comparação de resultados dia-a-dia na segunda semana.
Comparação de resultados dia-a-dia na segunda semana.
Após 2 semanas de mineração nos dados, é possível observar algumas tendências claras. Aqui estão algumas conclusões da análise:
  • Dos 1.185 amigos de Baraa no Facebook, o maior número de amigos online foram 153 amigos, que aconteceu na segunda, às 8h, e o número mais baixo no domingo às 4h.
  • De segunda a quinta foram o melhor desempenho, tanto em número médio de amigos online e horários de pico. Baraa comparou o número médio de amigos online em diferentes dias da semana modelando cada intervalo de 2 horas com um distribuição independente. As médias diárias encontradas foram praticamente indistinguíveis, com 95% de confiança entre segunda e quinta. O número médio de amigos online foi de 80 e o pico foram cerca de 150.
  • Em termos médios, os domingos são piores em comparação com os outros dias da semana.
  • O desempenho dos dias foi calculado com base em 3 fatores: média geral de amigos online, pico mais alto e mais baixo.
  • Em média, as sextas são ainda piores do que os domingos, com uma média de desempenho 9% menor.
  • Os sábados despontaram com o pior dia da semana, com desempenho 7% pior do que as sextas.
  • Olhando para os gráficos, é possível observar que a tendência comum para o período de segunda à quinta era ter picos populacionais às 6h e às 20h. Isso não ficou claro para sextas e sábados.

O que podemos concluir?

Para maximizar seus posts (e também o engajamento), a recomendação é que você poste um pouco antes do começo da onda de aumento do tráfego.
Um grande momento para postar seria em torno das 17h. Isso permite que seu conteúdo esteja fresco e pronto para seus amigos visualizarem quando eles verificarem seu Facebook à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário